quarta-feira, 13 de abril de 2011

'Sou analfabeto, mas sei trabalhar', e a vergonha na cara onde fica...

Gente fiquei abismada com essa notícia e tenho que compartilhá-la com vocês. Muitos dizem que a ‘política’ é a mola para transformação de uma sociedade. E fico a me perguntar qual o compromisso que homens como o citado na matéria abaixo tem com a população que o elegeu, e para a qual trabalha?! Eu realmente não vejo, muita coisa!!!
Gente, sei que num país que infelizmente, tem índices ainda altos de analfabetismo- segundo o IBGE constatou em pesquisa PNAD, em 2009, o Brasil possuía cerca de 14 milhões de sua população analfabeta, isso é muito minha gente- é difícil querer que a nossa população tenha esclarecimento crítico acerca de assuntos complexos. Mas, como promover mudança simbólica em uma população, que tem como governante um analfabeto. Não estou querendo aqui semear a discórdia e preconceito, acredito nas potencialidades de aprendizado humanas. Mas, não posso achar que seja correto termos um governante analfabeto, qual será a política de educação de um político desse? O Tiririca teve até que passar por prova para assumir o seu cargo, e porque uma pessoa dessa que é eleita para ser o chefe do Executivo de uma cidade passa sem problemas? E o pior admitir que comprou diploma para ser prefeito, ora, ora ; isso é no mínimo muito cinismo!!! Qual a reputação de um político desse, merece um político nesses moldes ser eleito como  representante de um povo?? Abaixo leiam na integra matéria do Jornal O Globo, por favor, comentem e repassem!! Nosso país precisa e merece de gente séria e que tenha compromisso com o povo.

Matéria o Globo, dia 13/04/2011
RIO - O prefeito da cidade mineira de Dom Cavati, Jair Vieira Campos (DEM), diz em vídeo divulgado no YouTube que é analfabeto e comprou seu diploma. As cenas foram gravadas quando Campos discursava em um palco para moradores do município, localizado a 280 km de Belo Horizonte.
A Lei Eleitoral proíbe a candidatura de pessoas que não sabem ler e escrever. Em seu registro de candidatura, Campos afirma ter ensino fundamental incompleto.
- Comprei um diploma. Eles me deram o maior trabalho. Sou analfabeto, mas sei trabalhar. E eu agradeço de coração a comunidade de Dom Cavati - diz o prefeito no vídeo que, entre erros de concordância, pede a proteção de Nossa Senhora Aparecida para todos os moradores.
O prefeito foi eleito em 2008 com 1.919 votos, exatamente o mesmo número conseguido pelo outro candidato, Pedro Euzébio Sobrinho (PT). Em outubro daquele ano, a cidade tinha 4.343 eleitores cadastrados. Com o empate - os dois eram os únicos candidatos -, Campos levou a melhor porque é mais velho e ficou com o cargo.
Em 2009, Sobrinho entrou com um recursos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a cassação de Campos, com a alegação de que o adversário é analfabeto. A Corte entendeu que não havia provas suficientes para cassar o prefeito. Sobrinho, então, protocolou em 23 de novembro do ano passado outro recurso no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), sob a alegação de corrupção ou fraude por parte do prefeito. A ação entrou na pauta no dia 29 de março deste ano, mas a juíza eleitoral Luciana Nepomuceno pediu vista e não há previsão para o julgamento.
Campos foi procurado, mas funcionários da prefeitura informaram que ele não estava no gabinete.
Tiririca fez teste para comprovar que sabia ler e escrever
O deputado federal eleito Tiririca (PR-SP), o mais votado do Brasil, com 1,3 milhão de votos,teve que fazer em novembro do ano passado teste para comprovar à Justiça Eleitoral paulista que sabia ler e escrever. Tiririca foi aprovado no teste.
A denúncia de que o deputado seria analfabeto foi publicada pela revista "Época", que em mais de uma ocasião pediu ao candidato que lesse um texto, o que foi feito por assessores dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário