quarta-feira, 6 de abril de 2011

Mais uma casa de culto africana é recuperada pelo Iphan

O IPHAN entregará nesta sexta-feira, dia 08, em Sergipe a Casa de Ti Herculano, na cidade de Laranjeiras. A cerimônia será às 19h, quando também será aberta a exposição Lugar Nagô em Laranjeiras. A obra atende uma demanda da Irmandade de Santa Bárbara Virgem, e segue estratégia do Iphan, com um olhar mais atencioso para o patrimônio cultural de matriz africana. Desde 1986, após os tombamentos da Serra da Barriga e do Terreiro da Casa Branca na Bahia, vêm crescendo as ações de preservação de celebrações e lugares onde se ritualizam importantes manifestações do patrimônio cultural brasileiro e que não tinham sido alvo de políticas de preservação.

Durante a solenidade de entrega da obra haverá ainda  uma exposição virtual, explicando a importância da Casa de Ti Herculano como parte da herança cultural e religiosa de Laranjeiras. A exposição foi idealizada pela professoras Verônica Meneses Nunes, museóloga, e Beatriz Góis Dantas, estudiosa da tradição nagô em Laranjeiras. A iniciativa conta com o apoio da Universidade Federal de Sergipe - UFS, através do Museu do Homem Sergipano e do Centro de Educação Superior à Distância, e da Prefeitura Municipal de Laranjeiras, através da Oficina Escola de Laranjeiras.


Parabéns ao IPHAN por esse resgate socio- cultural, são de políticas como essa que estamos necessitando, pois, infelizmente, a nossa cultura, seja ela indígena, negra, ou mestiça, está se perdendo por nossa juventude que está a cada dia que passa erroneamente se aculturando.

Gente, uma sociedade sem cultura, é uma sociedade sem identidade.

Com informações da Ascom do  IPHAN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário