terça-feira, 29 de março de 2011

Unidos para sempre...

Quem ainda não ouviu o ditado que diz que amor de avós é dobrado?! Essas fofuras cuidam dos netos com uma veneração e amor tão intenso e sublime, que às vezes até chegam a mimar demais as crianças. Em época que os casamentos já não são mais tão duradouros, por vezes essa relação afetuosa (netosx avós) fiacam delicadas, e muitas vezes os av´[os acabam sofrendo com o afastamento dos netos.
Mas, a partir de hoje isso será proibido por Lei, isso mesmo! Agora, os avós podem requerer na justiça o direito de visitar seus netos, em caso de divórcio seja ele amigável, ou não.
O projeto de lei do Senado, que muda o Código Civil, foi aprovado no início do mês pela Câmara. Agora, qualquer um dos avós pode pedir ao juiz o direito de ver os netos, desde que respeitados os interesses da criança ou do adolescente. Antes, esse direito não estava previsto em lei.
A mudança também prevê que a guarda e a educação dos filhos, a critério do juiz, pode ser extensivo a cada um dos avós.
O direito dos avós sobre os netos ganhou maior importância após o caso do menino Sean Goldman, cuja disputa pela guarda com o pai americano provocou uma luta judicial no Brasil.
O menino viveu cinco anos no país e, após a morte da mãe, a avó Silvana Bianchi tentou ficar com Sean. No entanto, em dezembro de 2009, a Justiça brasileira decidiu que a família deveria entregar o menino ao pai biológico, que o levou de volta aos EUA.
Na semana passada, o avô brasileiro de Sean, Raimundo Carneiro Ribeiro Filho, morreu de câncer aos 65 anos. Ele não via o neto desde 2009, quando Sean deixou o país. A família americana também proibiu o menino de vir ao enterro no Brasil.

A mudança foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada nesta terça-feira (2) no Diário Oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário