 |
José Márcio Leite em entrevista na Rádio Timbira AM |
O Secretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite, esteve nesta terça-feira, dia 21 na Rádio Timbira, conversou com o comunicador Roberto Ramos, e fez um balanço das ações da Secretária. Na conversa destacou os seguintes itens:
*Ações a serem intensificadas
A prevenção, e diagnostico precoce de colo de útero vai ser intensificado em campanhas tanto na capital, quanto no interior.
*Entrega de hospitais do Saúde é vida
No Maranhão há 64 municípios sem unidades de pronto atendimento (UPA), mas esse quadro deve ser outro em 2011, ‘temos o compromisso de levar para essas localidades um modelo de atenção à saúde, as nossas UPA’s, não deixaremos nenhum município sem essas unidades”, assegurou o Secretário.
A entrega física dos 72 hospitais que estão sendo construídos será no dia 31 de dezembro de 2010, assim estará concluído 90% dessas obras, e só faltará a aparelhagem dos mesmos. Para essa fase, José Márcio Leite não estipulou datas, só afirmou ‘será tudo no tempo que a lisura determina’.
*Próximas inaugurações
O secretário antecipou que as UPAS’s da Cidade Operária e Vinhais serão inauguradas ainda no 1º semestre de 2011.
*Hospital Carlos Macieira
O hospital do servidor será entregue como presente de Natal aos servidores. O Secretário antecipou que 2 andares já estão prontos, e aparelhados com os equipamentos mais modernos. Além da construção de 2 UTI’s. Nos preocupamos em oferecer um hospital moderno e bem equipamento para o nosso bem maior, o servidor’, enfatizou José Marcio Leite.
*Pan Diamante
Já o Hospital do Pan Diamante que tem um grande fluxo de atendimentos será a menina dos olhos da Secretaria para 2011. O projeto de José Márcio Leite é tornar o hospital um centro de referência de média, e alta complexidade. Com serviços como: mamografia, tomografia, e outros exames complexos.
*E para 2011....
Para o novo ano, a secretaria continuará a investir na formação dos profissionais da saúde, qualificando por exemplo, 16 mil agentes comunitários nas especialidades de atendimento de urgência, e neonatal. O secretário ainda afirmou que terá concurso para área da saúde.
Para José Marcio Leite, o ano de 2010 deixa um saldo positivo para a saúde do Maranhão.
Fotos e Colaboração: Jéssika Aragão